A Igreja não tem garantias de que ela sempre terá um papa (sem interrupções); mas quando ela possui um, é garantida à ela um que seja Católico.

Saturday, February 11, 2017

São Tomás de Aquino e a Imaculada Conceição


A autoridade teológica de Santo Tomás de Aquino (1225-1274) é insuperável na Igreja Católica. Ele é o Doutor Universal da Igreja. Ele é o santo padroeiro dos teólogos, filósofos, acadêmicos e das escolas católicas. Sua grande aprendizagem e compreensão foram combinados apenas por sua virtude radiante, especialmente sua castidade, e por esta razão, ele também é homenageado com o título de doutor angélico.

No entanto, não é raro encontrar em nossos dias, especialmente na internet, pessoas que tratam os ensinamentos sagrados do Doutor Universal como pouco mais do que opiniões glorificadas, desprovidas de autoridade genuína. Essas pessoas, que talvez não pudessem passar por um único exame de teologia dogmática, tendem a demitir rapidamente qualquer ensinamento de Santo Tomás que não lhes convém com base no fato de que, bem, "São Tomás estava errado sobre a Imaculada Conceição! "

Isso se tornou um meio popular "one-size-fits-all" para as pessoas neutralizarem a autoridade insuperável do Doutor dos Doutores, uma observação que, finalmente, serve como uma carte blanche para dissentir de Aquino em qualquer matéria teológica que um queira. "Possivelmente a maneira mais breve de lidar com tais disparates", aconselha um sedevacantista, "é perguntar ao especialista da poltrona se eles poderiam gentilmente explicar o que São Tomás ensinou sobre esta doutrina. O silêncio embaraçoso é a resposta usual." (Posição de Santo Tomás de Aquino sobre a Imaculada Conceição).

É hora de examinarmos essa acusação um pouco mais de perto: É realmente verdade? Santo Tomás de Aquino negou a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, definida como um dogma ex cathedra pelo Papa Pio IX em 1854?

Para responder a esta pergunta, direcionamos a atenção de nossos leitores para um artigo que explica exatamente o que Santo Tomás fez e não fez a respeito da Imaculada Conceição:

São Tomás e a Imaculada Conceição, Rev. P. Lumbreras, O.P.
(Homilética e Pastoral Review XXIV [1924], nº 3, pp. 253-263)

Como explica o autor Dominicano, existem nove maneiras diferentes de entender o termo "imaculada conceição". Santo Tomás negou as oito primeiras desses significados e, em relação a nono, não falou nada. Foi, no entanto, a imaculada conceição do nono sentido que foi definida como dogma por Pio IX. Em outras palavras, Tomás de Aquino só negou todas as definições errôneas de "imaculada conceição" e simplesmente nunca considerou como uma possibilidade a que acabou sendo proclamada dogma.

O cerne teológico da questão era manter o dogma de que Nosso Senhor Jesus Cristo redimiu todos, inclusive a Mãe Santíssima, ao mesmo tempo em que afirmou sua total impecabilidade. Se a Mãe de Deus estava inteiramente livre do pecado, como então ela precisava de um Redentor? "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se regozija em Deus, meu Salvador" (Lc 1, 46-47, Rm 5:12). Em 1661, o Papa Alexandre VII formulou a resposta: "... sua alma, desde o primeiro instante de sua criação e infusão em seu corpo, foi preservada imune por uma graça especial e privilégio de Deus da mancha do pecado original, tendo em vista o Mérito de seu Filho, Jesus Cristo, Redentor de nossa raça humana ... " (Constituição Apostólica Sollicitudo Omnium Ecclesiarum, Denz. 1100).

Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX fez a proclamação infalível:

"Nós declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina segundo a qual a Santíssima Virgem Maria, na primeira instância de sua concepção, por uma graça e privilégio singular concedido pelo Deus Todo-Poderoso, em vista dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador da raça humana, foi preservada livre de toda a mancha do pecado original, é uma doutrina revelada por Deus e, portanto, deve ser crido firmemente e constantemente por todos os fiéis."
(Papa Pio IX, Constituição Apostólica Ineffabilis Deus)

Deste modo, Santo Tomás não negou o que foi definido. Como o Pe. Lumbreras demonstra no artigo acima, o Doutor Angélico afirmou os próprios princípios que finalmente levaram à definição dogmática da Imaculada Conceição. Dizer que Aquino "estava errado na Imaculada Conceição" é, assim, uma meia-verdade, na melhor das hipóteses, e certamente nunca deve ser usado para questionar a credibilidade do Doutor Universal ou para contestar sua autoridade.

Os seguintes documentos papais ressaltam e reiteram o status de Santo Tomás de Aquino como o maior professor teológico da Igreja:

Papa Leão XIII, Encíclica Aeterni Patris (1879)
Papa São Pio X, Motu Proprio Doctoris Angelici (1914)
Papa Pio XI, Encíclica Studiorum Ducem (1923)

O ensino do Doutor Angélico é também o antídoto perfeito para o Modernismo. Os hipócritas modernistas de hoje pervertem e minam o pensamento de Santo Tomás em sua teologia do ressourcement. Como Papa Pio XI aconselhou:

[...] Se quisermos evitar os erros que são a origem e a fonte de todas as misérias do nosso tempo, o ensinamento de Aquino deve ser adotado com mais religiosidade do que nunca. Pois Tomás refuta as teorias propostas pelos modernistas em todas as esferas, na filosofia, protegendo, como lhe recordamos, a força e o poder da mente humana, e demonstrando a existência de Deus pelos argumentos mais convincentes; Na teologia dogmática, distinguindo a ordem sobrenatural da natural e explicando as razões da crença e os próprios dogmas; Em teologia, mostrando que os artigos de fé não se baseiam na mera opinião, mas na verdade e, portanto, não podem mudar; Na exegese, transmitindo a verdadeira concepção da inspiração divina; Na ciência da moral, na sociologia e no direito, estabelecendo princípios sólidos de justiça jurídica e social, comutativa e distributiva, e explicando as relações entre justiça e caridade; Na teoria do ascetismo, por seus preceitos sobre a perfeição da vida cristã e a confusão dos inimigos das ordens religiosas em seu próprio tempo. Por fim, contra a liberdade muito vangloriada da razão humana e sua independência em relação a Deus, ele afirma os direitos da Verdade primária e a autoridade sobre nós do Supremo Mestre. É, portanto, claro porque os modernistas estão amplamente justificados em temer tanto um doutor da Igreja como Tomás de Aquino. (Papa Pio XI, Encíclica Studiorum Ducem, 27)


Não é de admirar que o "Papa" Francisco tenha criticado recentemente o "escolasticismo decadente", que ele distintamente distinguiu, naturalmente, do "verdadeiro" Santo Tomás.

Durante sua vida, Aquino produziu uma abundância de escritos teológicos e filosóficos. Está aqui uma seleção pequena na tradução inglesa:

Summa Contra Gentiles: Print Book | Online Text

Summa Theologica:  Texto on-line
Disputed Questions on Truth: Imprimir Livro
Disputed Questions on Evil: Imprimir Livro
Contra o Orthodox oriental (Schismatics grego): Texto on-line
Contra os muçulmanos e os ortodoxos orientais: Texto on-line
Antologia de Escritos Selecionados: Imprimir Livro

Para acesso on-line a inúmeros artigos digitalizados sobre doutrina Tomista (e muito mais), recomendamos: The Catholic Archive.

Um pouco de conhecimento é uma coisa perigosa. Que esta pequena postagem possa ajudar a aumentar o conhecimento genuíno e dissipar a ignorância.

_____________
http://novusordowatch.org/2017/01/thomas-aquinas-immaculate-conception/


1 comment:

  1. Summa, Q.27, Art.2." Si La Santa Virgen fue Santificada antes de ser Animada ( = recibir el Alma )".
    Resp.a la Objeción 2.-El no haber sido nunca Inquinada el Alma de La Santa Virgen , del Contagio del Pecado Original , se opondria a la Dignidad de Cristo como " Salvador Universal de todos ".Por eso , enseguida Abajo de Cristo , que nos predicaba ser Salvo , como Salvador Universal [ que Es ], la máxima Pureza fue , la de La Santa Virgen. Pues Cristo , de ningún modo Contrajo el P.O., sino qué fue Santo desde Su Concepción , según aquello del Evangelio:" El Santo que ha de Nacer de Ti, será llamado " Hijo de Dios". Pero La Santa Virgen , Contrajo , por cierto , el Pecado Original , siendo con todo , de él Purificada antes de Nacida del vientre materno."
    ( en la Iglesia de Cristo Señor , " Doctrina Infalible " , solo la Ostenta el Legitimo Sucesor de Pedro : TODOS los demás Bautizados , deben buscar junto a él , ser Confirmadas sus Opiniones Teologicas , en la Verdad Católica y Apostólica , pues a él solo fue Dada la Infalibilidad de Doctrina sobre Fe y Moral .
    Salve María Inmaculada
    Pax Christi

    ReplyDelete