A Igreja não tem garantias de que ela sempre terá um papa (sem interrupções); mas quando ela possui um, é garantida à ela um que seja Católico.

Thursday, August 4, 2016

Santa Catarina de Sena & Sedevacantismo

Catherine_of_SienaSta. Catarina de Sena

No mês passado recebi um email interessante perguntando sobre uma citação de Sta. Catarina de Siena e como concilia-la com o Sedevacantismo. Aqui está a citação:

"Mesmo se o Papa fosse Satanás encarnado, não deverímos levantar nossas cabeças contra ele, mas com calma deitarmos em seu seio para descansar. Aquele que se rebela contra nosso Pai é condenado a morte, pois aquilo que fazemos a ele, fazemos a Cristo: honramos à Cristo, se honramos o Papa; desonramos Cristo, se desonramos o Papa. Eu sei muito bem que muitos se defendem ao declarar: "Eles são tão corruptos, e cometem todo tipo de mal!" Mas, Deus ordenou que mesmo se os padres, os pastores, e o Cristo-na-terra fossem demônios encarnados, deveríamos ser obedientes e sujeitos a eles, não por causa deles, mas por amor a Deus, e por obediência a Ele."


- Santa Catarina de Siena, em Sta. Catherine de Siena, SCS, p. 201-202, p. 222.


A resposta:


Santa Catarina está simplesmente usando uma "força de expressão" para enfatizar um ponto. A de que Papas, bispos e padres podem ser ruins, mas isso necessariamente não os tornam "não-papas / não-bispos / não-sacerdotes".


Observe que Santa Catarina está se referindo a um papa, e não à um antipapa. Por lei Divina e da Igreja, hereges / apóstatas não podem, de forma alguma, serem papas. Portanto, Santa Catarina não estava se referindo ao oxímoro papa herético. 


Nossa posição é a de que os papas devem ser Católicos para serem papas. Sua santidade ou maldade não tem qualquer influência sobre a questão que tratamos no momento. Portanto, a declaração de Santa Catarina não tem qualquer influência sobre o sedevacantismo, exceto que a declaração dela corrobora com nossa posição contra a FSSPX, que defende a desobediência aos papas.


Dito isto, o contemporâneo de Santa Catarina, São Vicente Ferrer nos dá o precedente histórico. Escrevi sobre isso aqui: O sedevacantista São Vicente Ferrer.


Tenha em mente que a segunda marca da Igreja Católica é a santidade. É artigo de fé [o ensino] de que a Igreja é santa. Isso incluiria todos os seus ensinos, leis e práticas. Se um único ensinamento, lei ou prática não for santo, então você sabe que não é a Igreja Católica.


Portanto, apesar de um papa poder ser profano, ele jamais poderia promulgar um ensino, lei ou prática profana para a Igreja universal. No entanto, os papas do Vaticano II já promulgaram coisas que a Igreja condenou como profana, como uma liturgia prejudicial. Bento XVI chegou a admitir em sua autobiografia que a missa nova "provocou extremo e grave dano à Igreja", o que é impossível para a verdadeira Igreja, especialmente a luz do ensinamento do Papa Pio XII de que a liturgia é uma fonte não contaminada. Coroinhas [meninas] foram condenadas várias vezes, mas João Paulo II aprovou-as através do direito canônico. Leia aqui: Meninas coroinhas/acólitas são impossíveis para a verdadeira Igreja Católica.


Os papas do Vaticano II têm promulgado várias heresias e práticas condenadas, tais como: a heresia de uma Igreja formalmente dividida de Cristo, communicatio in sacris com não-católicos, um direito civil a liberdade religiosa, a Revelação Divina foi concluída na Crucificação, os judeus não são apresentados nas Escrituras como rejeitados ou amaldiçoados, deficiências na formulação da doutrina da Igreja devem ser colocadas corretamente, etc. Eu poderia fornecer outras coisas, mas estas bastam.


Ou sedevacantismo é verdadeiro ou as portas do inferno prevaleceram. Faça sua escolha.


Se Santa Catarina de Sena vivesse hoje, ela ficaria horrorizada ao pensar que algum Católico pudesse acreditar que Francisco fosse papa. Ela diria que o diabo é mais qualificado.


Vou colocar esta pergunta e resposta para as outras pessoas que já hesitaram em aceitar o fato de que Francisco não é papa baseado na citação de Santa Catarina.



Fonte: https://stevensperay.wordpress.com/2016/06/10/st-catherine-of-siena-and-sedevacantism/

4 comments:

  1. Sobre esta frase de São Roberto Bellarmino:

    "Se um papa, como pessoa privada, JAMAIS caísse em heresia, ele cairia de seu pontificado de uma só vez." [Oeuvres Completés. 9:232]

    Não deveria ser:
    "Se um papa, como pessoa privada, PORVENTURA caísse em heresia, ele cairia de seu pontificado de uma só vez." [Oeuvres Completés. 9:232]
    ?

    Se puder me enviar um email, agradeço:
    flaviomamede.gomes@gmail.com

    ReplyDelete
  2. "Observe que Santa Catarina está se referindo a um papa, e não à um antipapa. Por lei Divina e da Igreja, hereges / apóstatas não podem, de forma alguma, serem papas. Portanto, Santa Catarina não estava se referindo ao oxímoro papa herético." E quem decide se quem ocupa a Sé apostólica é papa ou não? então se existe um poder desse, as chaves não estão com Francisco e sim com esse poder. Essa afirmação é mais herética do que um papa herético. Na Bula Unam Sanctam se diz: O poder espiritual deve superar em dignidade e nobreza toda espécie de poder terrestre. Devemos reconhecer isso quando mais nitidamente percebemos que as coisas espirituais sobrepujam as temporais. A verdade o atesta: o poder espiritual pode estabelecer o poder terrestre e julgá-lo se este não for bom. Ora, se o poder terrestre se desvia, será julgado pelo poder espiritual. Se o poder espiritual inferior se desvia, será julgado pelo poder superior. MAS, SE O PODER SUPERIOR SE DESVIA, SOMENTE DEUS PODERÁ JULGÁ-LO E NÃO O HOMEM Assim testemunha o apóstolo: "O homem espiritual julga a respeito de tudo e por ninguém é julgado" (1Cor 2,15). Por isso, declaramos, dizemos, definimos e pronunciamos que é absolutamente necessário à salvação de toda criatura humana estar sujeita ao romano pontífice.



    ReplyDelete
  3. "Se um único ensinamento, lei ou prática não for santo, então você sabe que não é a Igreja Católica."
    Como as colocações feitas nesse artigo não cheiram à santidade,uma vez que incitam rebeldia contra o Vigário de Cristo, desobediência, protestantismo interno, o que revela uma instrumentalização do demônio para fazer perder os desavisados, semeando confusão e discórdia em nosso meio, então sabemos q não é a Igreja Católica.O Espírito Santo nos conduz à unidade c a Igreja, semeia em nosso coração humildade, obediência e amor a Cristo presentena figura do Santo Padre.

    ReplyDelete
  4. Por favor, retire as crases da citação, estão todos usados incorretamente.

    ReplyDelete